quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Pedir perdão

Pedir perdão é uma arte.
É estranho dizer isto assim, mas é a verdade. Pedir perdão e perdoar alivia o rancor que sentimos cá dentro. Faz-nos sentir grandes e humanos ao mesmo tempo. Saber que alguém te fez muito mal e mesmo assim, pedir-lhe desculpa pelos teus erros e perdoar os dessa pessoa é algo que, embora nos possa humilhar, nos alivia a alma e nos faz crescer como pessoas.

Mas como pedir perdão?
Recentemente tive que pedir perdão e perdoar alguém. Alguém que me fez muito mal e a quem eu fiz muito mal também. São coisas que não se explicam. O amor, o ódio, o desprezo e o rancor são sentimentos que andam muito juntos cá dentro do nosso coração.

Como pedir perdão, dizia eu. Pois bem. Eu pedi perdão e disse "desculpa-me por ter feito isto e aquilo, por ter dito isto e aquilo", ou seja enumerei os erros que cometi. Ela respondeu "eu também te peço desculpa pelos erros que cometi". Mas não os enumerou. Ou seja, não pediu desculpa por nada.

Como dizia no início, pedir perdão é uma arte.

5 comentários:

Ka disse...

Fernando,

Texto fantástico!

É tão verdade o que dizes... custa mas alivia e faz-nos crescer.

Mas, e falo por mim, fica sempe um amargo de boca quando esbarramos com essas respostas.

fernando alves disse...

Tens toda a razão.
São apenas pessoas que ainda não cresceram e não sabem o que é a vida.

Liliana F. Verde disse...

A mim também já me aconteceu ter de perdão por ter feito uma coisa muito má, irreflectida. Mas, por muito que custe, só ele (com lágrimas também...), nos fazem alimentar as relações, que serão, irremediavelmente, mais fortes.

Ver para crer disse...

Gostei do texto e aprecio quem reconhece o erro e pede perdão.
E sobretudo quem é capaz de perdoar.
Mas há quem ache que isso até leva as pessoas a desleixarem-se no comportamento.

Ver para crer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.