segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Machines of God


Aos 15, 16, 17 anos há coisas ou acontecimentos que nos marcam para sempre. Na minha adolescência foram os Smashing Pumpkins e a sua música. As guitarras potentes, as melodias de cortar a respiração, a bateria impressionante de Chamberlin, a voz incrível de Billy Corgan. A música dos Smashing misturava aquilo que eu na altura chamava de "sentimos alternativos". Fundia melancolia com raiva, desespero com euforia, prepotência com incredulidade. Cada música era um turbilhão de emoções. Marcou a minha adolescência e graças a eles vi e interpretei o mundo de outra forma. Disarm, 1979, Tonight tonight, Bodies, etc... são músicas que marcaram a minha vida.
Tenho uma relação especial com a música. Ouvir Radiohead deixa-me deprimido. Ouvir HIM é excelente para recuperar de situações menos boas. Ouvir Smashing recorda-me quem eu sou.
É incrível a influência que a música tem nas pessoas. No meu tempo, bastava olhar para as pessoas para saber se ouviam Smashing Pumpkins, Nirvana, Pearl Jam, The Cure ou os Red Hot. Hoje, os nossos adolescentes são uma massa amorfa. Não ouvem mais do que música comercial e imediata, música techno, hip hop ou outra porcaria qualquer.

Os Smashing Pumpkins voltaram a reunir-se e dia 9 de Junho poderemos vê-los em Portugal. Só Billy Corgan e Jimmy Chamberlin é que estão confirmados. No fundo, a banda são eles. Mas gostava que a D'arcy e o James reconsiderassem.

5 comentários:

Anônimo disse...

Fernando... sim aqui tu és o fernando... lá estaremos para ver os smashing!!

É verdade.. há músicas, bandas que nos marcam num determinado período da nossa vida.. a mim foi os Aerosmith, como sabes. Mas há outras que nos marcaram.. desde U2, Smashing, Red Hot... etc.. e como tu dizes muito bem, agora os "putos" só ouvem músicas comercias.. músicas instântaneas!! Enfim!

Já agora, quem é que te estava a pedir para contares as histórias da Casa do 7Inferno?

Garanhassus

fernando alves disse...

E tu aqui és o Telmo.

O Chico anda a provocar-me. Olha que eu depois não me responsabilizo!

MCA disse...

Não imagina o estranho que é para alguém nascido nos anos sessenta e que viveu a adolescência nos anos 80, ler alguém que nasceu em 1979 dizer que «hoje os nossos adolescentes são uma massa amorfa» que «não ouvem mais do que música comercial e imediata». A sério. É mesmo muito estranho! Mas ajuda a relativizar as coisas...

fernando alves disse...

Sim, suponho que tudo seja relativo.
No oitenta também se fez música muito boa. Mas, talvez por ter vivido a minha adolescência nos 90, essa década me tenha marcado muito mais.

Quanto à falta de qualidade da música actual, tenho uma explicação: já ninguém compra álbuns. Agora só se faz download pela net dos grandes exitos. E eu lembro-me que as músicas que eu mais gostava dos álbuns que comprava raramente eram os singles mas sim as outras, que não eram tão imediatas ou comerciais.

fernando alves disse...

Sim, suponho que tudo seja relativo.
No oitenta também se fez música muito boa. Mas, talvez por ter vivido a minha adolescência nos 90, essa década me tenha marcado muito mais.

Quanto à falta de qualidade da música actual, tenho uma explicação: já ninguém compra álbuns. Agora só se faz download pela net dos grandes exitos. E eu lembro-me que as músicas que eu mais gostava dos álbuns que comprava raramente eram os singles mas sim as outras, que não eram tão imediatas ou comerciais.